Reaproveitamento de sobras – Desperdício Zero
1. Descobre como é fácil reaproveitar sobras de comida
Para reaproveitarmos sobras são necessárias duas ferramentas:
1) Conservar corretamente os alimentos
2) Criatividade
No que toca a conservação dos alimentos, na dúvida podes colocar o mais rápido possível num recipiente fechado e congelar.
A congelação é dos processos mais antigos e eficazes de conservação. E garantimos que não perdem nem propriedades, nem qualidade.
Na parte da criatividade nós escrevemos este artigo para teres uma cábula na hora que falta a imaginação e temos imensos restos de comida que não podem ir para o lixo.
2. Lista de pratos que podes fazer para reaproveitar comida
Proteína à Brás
Quiches
Arroz chau chau
Risoto
Lasanhas
3. Lista de ingredientes para teres sempre na dispensa
- batata palha ou batata normal ou doce
- ovos
- especiarias secas ou frescas como oregãos e manjericão
- massas quebradas congeladas
- queijo
- massas de lasanha e variadas
- conservas: milho, atum
- molho de soja
- molho de tomate congelado
- leite ou bebida vegetal
- arroz de risoto, vários tipos de arroz
4. Exemplos
- “Proteína à Brás” – este prato tipico português, dá para trocar a proteína e fazer com os mesmos sabores. Exemplo: sobrou frango do jantar de ontem? o teu almoço de hoje podes aproveitar esse frango que sobrou desfiar ou cortar aos bocadinhos e fazer a receita do bacalhau à brás mas com o frango. O segredo é ter sempre em casa os ingredientes certos para estes casos de SOS. Exemplo: batata palha ou batata normal ou doce + ovos + salsa
- Quiches – este prato super versátil, consegues facilmente reproduzi-lo com o que tens no frigorífico a passar a validade com alguns ingredientes chave. Exemplo: quiche de cogumelos, frango e pimentos. Tens pimentos no congelador, os cogumelos estão a ficar secos. Basta teres os ingredientes certos na tua despensa: massa quebrada + bebida vegetal ou creme de soja, ou leite + ovos + queijo e et voilá sai do forno uma receita saborosa, rápida e com produtos renovados, que não foram para o lixo.
- Arroz chau chau – Sobrou arroz? Fácil, salteias tudo o que tens no frigorífico a passar, podes juntar milho e ovo mexido, um fio de molho de soja e está servido um manjar dos deuses com o arroz “velho”.
- Risoto – Tens legumes e cogumelos a sobrar?
- Vamos fazer um risoto, só precisas de ter na despensa o queijo, o resto é dar sabor com o que tens a sobrar. Sabias que podes fazer risoto de tudo? Até de morango. E é delicioso!!!
- Lasanhas – Pois é, podes rápidamente tornar um patinho feio da cozinha numa estrela michelin. Tens legumes velhos? Salteia e faz uma lasanha. Só precisas de ter molho de tomate no congelador, creme de soja e queijo. Acredita que vais fazer um brilharete e ainda estarás a poupar recursos (dinheiro e do planeta).
- Podes comer com prazer, dando uma nova vida a ingredientes que à partida iriam para o lixo!